terça-feira, 13 de abril de 2004

Ao encontro do tema principal

da grande maioria dos meus posts...

Li aqui uma coisa que me deixou a pensar, como sempre o fazem estas coisas:

«Os amigos nunca são para as ocasiões. São para sempre. A ideia utilitária da amizade, como entreajuda, pronto-socorro mútuo, troca de favores, depósito de confiança, sociedade de desabafos, mete nojo.

(...)

Os amigos têm de ser inúteis. Isto é, bastarem só por existir e, maravilhosamente, sobrarem-nos na alma só por quem são e como são. O porquê, o onde e o quando não interessam. A amizade não tem ponto de partida, nem percurso, nem objectivo. É impossível lembrarmo-nos de como é que nos tornámos amigos de alguém ou pensarmos no futuro que vamos ter.

(..)

A amizade é a única anarquia do mundo. Vive-se e mais nada.»

Miguel Esteves Cardoso - Explicações de Português
Cais da Ribeira

Não sei se sou só eu que me desoriento desta maneira.
Não sei se sou só eu que perco tempo a pensar nestas coisas, na verdade, se não pensasse, elas passar-se-iam normalmente, mas sem sobressaltos, e eu não sofria antes delas, com elas e depois delas.

Não percebo porque o meu caminho tomou esta forma, que passos dei conscientemente ou não.
Sei que somos nós que nos construímos a nós próprios, passo a passo, só não sei porque não consigo fazer pelo menos um esboço do meu mapa e me sujeito desta forma aos ventos e à chuva, ou ao sol forte que brilha lá fora. A minha vida parece um boletim metereológico, completamente imprevisível, e nem eu imagino que tempo vai fazer amanhã.

Alguém me reponde a estes "não sei" todos?
Alguém me explica a vida, as relações, os amigos, os amores, as paixões?
Alguém me explica por favor como se faz tudo isso?
Às vezes acho que não sei....

(bem sei, há coisas que não se explicam. Simplesmente são.)

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostava de te 'ajudar' mas também não sei. :/
Paula | Homepage | 14.04.04 - 10:16 am | #

muska disse...

Há alturas em que as "boas intenções" bastam por si. Obrigada!
Muska | Email | 22.04.04 - 5:50 pm | #