segunda-feira, 22 de março de 2004

O meu umbigo

(um bom nome para um blog, se ainda não existir nenhum)

Às vezes olho à volta e nem sei bem o que ando a fazer..... Tudo porque na verdade não olho à minha volta.
O meu umbigo tem sido o centro do universo que é o meu corpo, a minha alma, as minhas lembranças, as minhas alegrias, e, sobretudo, as minhas tristezas....

Não vejo televisão, não ouço rádio, não sei nada do que vai no mundo.

Só por acaso soube que rebentaram umas bombas em Madrid, e só por acaso também sei que anda tudo a comentar que Mário Soares disse qualquer coisa do género: a solução para o terrorismo é a negociação..... Fala-se disso, do Euro, de mil e uma coisas... Às vezes, no meio de toda a informação que me escapa, tenho alguma dificuldade em filtrar, em saber o que é realmente importante...

Tenho visto imigrantes ilegais que chegam ao hospital com a roupa num saco plástico para terem o quinto dos seus filhos. Não falam português. Têm um ar miserável..... Um olhar de fome que não é só, mas é também de comida.

Tenho visto gente pobre que não sabe nada de nada, e que no fundo talvez nem queira saber. (para quê?)

Tenho visto gente rica em tudo menos no espírito.

Não percebo nada do que se está a passar à minha volta, na verdade não percebo.

E tenho medo de entrar na fila....
Tenho medo que os meus ouvidos se estejam realmente a fechar (para além da minha otosclerose!) e que em breve eu não seja capaz de ouvir nada para além das batidas dos meus "Dj Fan".
Tenho medo de estar a ficar cega, de não ver à volta, de não conseguir alargar os meus horizontes... E principalmente, tenho medo de os estar a fechar.
De os cercar.
De os limitar cada vez mais, dentro deste muro apertado, que em breve só me permitirá ver isto mesmo: o meu umbigo...

Sem comentários: