sábado, 26 de junho de 2004

Shock

Pode ser definido como um estado em que há desequilíbrio entre a necessidade de oxigénio e o seu aporte às células.
É o estado em que me encontro ao saber que, não só Durão Barroso pode vir a ser presidente "lá fora", como ainda querem que Santana Lopes seja Primeiro "aqui dentro".

Pode ser, por exemplo:

- Hipovolémico: há diminuição da chegada de sangue às células, logo há diminuição da chegada do oxigénio que ele transporta; diminuição da chegada de informação, estamos todos mais do que distraídos com o Euro, eufóricos com as vitórias... nem nos damos conta do que se passa no "país real". A mim já me tinham apanhado mesmo antes do início do dito evento, ao aprovarem um diploma que altera, provavelmente, todo o meu futuro profissional... Será esta a última surpresa?

- Cardiogénico: o coração falha, não há sangue suficiente a circular; o Governo falha ( estou a sentir-me mal por comparar este governo a um coração...), falha tanto que nem se pode quantificar, e mesmo qualificar é difícil... um coração doente, muito doente, é a única coisa que se pode aceitar se se comparar o governo actual a um coração.

- Distributivo: falha na distribuição de sangue aos órgãos; falha na distribuição do que é justo...
Deste são exemplos o choque séptico, provocado por infecções (vale a pena fazer uma analogia?) e o choque neurogénico, em que falha o sistema nervoso (idem, idem - acho que nem temos coluna vertebral, quanto mais medula...)

- Obstrutivo: naturalmente, há uma obstrução. Há uma obstrução enorme a que, no nosso país, não se faça tudo com arranjinhos, com dá-me esta mão agora que mais tarde dou-te o meu braço, com uma máfia gigantesca, que põe no mesmo saco os nossos políticos, os dirigentes do futebol, as empresas de construção, as outras empresas todas e ainda quem vier mais, desde que tenha dinheiro no bolso ou qualquer outro trunfo na manga...

Estou definitivamente, em estado de choque.
Nem vou falar das consequências possíveis....
Quando se pensa que já nada nos surpreenderá......

Sem comentários: